Sem desperdício – Receita para usar até a casca do abacaxi

Sem desperdício – Receita para usar até a casca do abacaxi

09/11/2020 0 Por Adriana Araújo

Reaproveitamento alimentar é um tema importante, atual e super necessário. Por isso voltamos a falar sobre isso por aqui.

Se você gostou do post da Jaque sobre o temavai amar essa continuação. Tenho uma receitinha deliciosa e prática para o dia a dia. Leia até o final 😉

Na realidade e correria que vivemos, com certeza jogamos muita coisa fora. Não programamos as compras da melhor forma e, algumas vezes, acabamos desperdiçando alimentos que nem deu tempo de aproveitar. 

Consumimos muito o que é “fast”, e o que é de fato importante a gente não lembra que tem na geladeira e acaba estragando. 

Assim, não temos o melhor cardápio para uma saúde mais equilibrada e ficamos escravos do arroz, feijão e “mistura” (nada contra).  

Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível

Podemos, por exemplo, comprar opções de folhas mais resistentes para salada, e lavá-las em quantidade para uns dois ou três dias, facilitando na hora de preparar o almoço. 

Deixar já fatiado um pepino para duas refeições, ralar uma boa quantidade de cenoura e deixar separada nos potinhos para cada prato.

Essas são sugestões que facilitam na hora de lembrar dos itens mais saudáveis nas refeições, os que são consumidos crus ficam mais fáceis ainda.

Minha mãe sempre falou que às vezes o talo é mais gostoso que a própria verdura. Vira e mexe ela faz um refogado de folha de brócolis, farofa de talos de couve… Eu mesma já fiz torta de talos de muitas verduras juntas.

A internet é uma ferramenta que nos auxilia com inúmeras receitas a qualquer momento, fora aquelas receitas da vó que não podem ser esquecidas jamais.

Olha essa aqui, muito prática.

Receita – chá com casca de abacaxi

Além de ser muuuuito fácil, essa receita é diferente, tem um cheiro incrível e o ingrediente principal é de reaproveitamento.

Comprou o abacaxi pra servir picado, fazer suco, sorvete, comer a fruta?! Ótimo.

O primeiro passo da receita é separar a casca do abacaxi, que você costuma jogar fora.

Se não tiver lavado bem antes de descascar, não esqueça de lavar a casca depois. (A coroa pode ser replantada, mas isso fica pra um próximo post rs)

Coloque as cascas em uma panela e cubra com água até cobrir e passar um pouco.

Se quiser tomar em forma de suco, basta ferver bem, adoçar a gosto e beber gelado, nesta opção, pode deixar dentro da jarra umas folhinhas de hortelã para um toque mais refrescante.

E complementar com alguns ingredientes se quiser aquele chá “porreta”, ótimo nos dias frios. 

Sugiro:

Uma maçã em fatias e sem sementes.

Uma laranja em rodelas, também sem sementes.

Um pedaço (mais ou menos 2 cm) de gengibre em fatias e canela em pau a gosto.

Ferva bem e sirva quentinho. Fica a seu critério tomar adoçado ou não.

Uma delícia! Eu não resisto.

O melhor de tudo é que ele te “levanta” quando a gripe pensa em te pegar.

E aí, gostou? Tem alguma receita para compartilhar com a gente?

Está reaproveitando ou desperdiçando os alimentos?