Autocuidado: tempo para se amar

Autocuidado: tempo para se amar

28/08/2019 18 Por Jaqueline Reis

Já começo te pedindo pra deixar um comentário lá embaixo respondendo: Quantos minutos por dia você tem para autocuidado? O que você faz?

O que sabemos sobre autocuidado?

  1. é importante pra saúde mental |Ok.
  2. se ame.                                           |Check.
  3. se baste.                                         |Claro.

A teoria é linda, mas como isso funciona na prática? Tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo… isso é o básico. Mas como fazer pra tornar comuns também coisas que são difíceis pra nós ou até nos recusamos mesmo sabendo que faz bem. No meu caso, atividade física é impossível!

Não tô aqui só pra juntar frases feitas e nem sou expert em autocuidado. Falo sobre isso porque já me vi à beira do precipício por ser tão negligente comigo mesma. Então vamos nos ajudar a descobrir como é importante parar para amar a nós mesmas, que tal?

Primeiramente, você precisa encontrar o seu momento com uma atividade que você goste e que esteja ao seu alcance. É tão bom ter algo só seu, que não dependa de alguém. Desacelerar é muito importante.

Como aproveitar uma pausa?

Tenho quatro sugestões que funcionam comigo e podem inspirar você:

  • ESCOLHER UM BOM LIVRO

Se envolver com uma história, levar a imaginação longe, ajuda a tirar atenção dos problemas e da rotina e pensar apenas naquilo que está lendo.

[permissão para mudar um pouco o foco?]

^^^ Essa é a Drika ^^^

No último mês terminei dois livros e as experiências foram ótimas.
O primeiro é “O ano em que eu disse SIM – Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa” da Shonda Rhimes.
É maravilhoso como tudo o que a Shonda toca. Zona de conforto, autoconfiança, as dificuldades entre carreira e maternidade e muitas situações que as musas da vida real enfrentam.
O segundo eu também recomendo muito:  Minha história – Michele Obama.
Biografia não é meu estilo literário favorito, mas gostei de entender quem é a Michelle mãe, a Michelle profissional, a Michelle visionária… Que mulher! Não é a toa que foi eleita a mulher mais admirada do mundo em 2019 (pesquisa yougov).
A trajetória de uma criança negra até se tornar mulher  – inteligente e que encara desafios -, contada de uma maneira marcante.

 

[pronto]

Ler acalma e ao mesmo tempo estimula a criatividade.

  • MASSAGEM RELAXANTE

Um investimento que vale a pena! Só você, uma música relaxante, um cheiro gostoso, aquela paz…

Diminui o cansaço, reduz a tensão muscular, ajuda a controlar a ansiedade, entre outras coisas. Além de dar uma sensação de bem-estar maravilhosa.

Massagem com óleos essenciais e aromaterapia são as minhas descobertas recentes contra o stress. Quero falar mais sobre isso em breve.

  • OUVIR MÚSICA

Perguntei no instagram do blog @naoesobatom quem ouve música pra se acalmar e recebi umas indicações bem diferentes, daria uma playlist interessante. Haha

Eu gosto de tomar sol de manhã. Fico sentada na varanda só meu com os meus pensamentos, minhas músicas. Depois aproveito a calmaria pra passar uns creminhos no rosto e organizar o meu dia.

É nesse momento também que eu me forço a tomar água. (Pra mim é muito difícil beber a quantidade necessária, apesar de saber que é benéfico pra mim)

  • LER O BLOG

Essa dica eu não poderia deixar de dar. Que tal olhar os textos antigos que publicamos aqui? Tem muita coisa bacana, principalmente na sessão “MUSAS DA VIDA REAL”.

Cuide-se

Eu já te contei lá em cima que autocuidado não é simples assim. Tem dias que é uma loucura, um monte de coisas pra fazer, fora a preocupação de não se atrasar. Só que (repito) desacelerar é necessário! O tempo que eu reservei pra mim mesma é sagrado, não abro mão e eu já consigo sentir que melhorei em vários aspectos da minha vida só por me amar mais.

Por que você não tenta?