Ansiedade não é  frescura!

Ansiedade não é frescura!

06/07/2019 0 Por Renata Krofke

Ansiedade, um sentimento que começa pequeno, vai se multiplicando. Uma verdadeira luta interior em diferenciar sentimentos e situações reais e situações criadas dentro de nossas mentes.

Recentemente passei por algo semelhante, alguém muito próximo de minha família passou por uma “crise de ansiedade”.  ” A sensação era de aperto na garganta, desânimo, tristeza profunda”  era o que ele narrava.

Mas era de natal tudo iluminado, pessoas felizes por todos os lados, não fazia sentido todo aquele desdém. Além disso, coisas simples como uma campainha tocando inesperadamente, uma ligação de um número desconhecido, uma mensagem no celular de um parente querido, um metrô lotado, uma conta a pagar… Qualquer fator do cotidiano poderia ser um gatilho para disparar sintomas como medo e frustração. Estes sentimentos eram tao fortes que era impossível reagir.

Os sintomas da ansiedade começam pequenos e com o passar do tempo aumentam em proporções tão grandes que se você não “colocar a bola no chão” e reconhecer que não está legal os sintomas aumentam. E assim, poderá ser demorada a recuperação.

Mas primeiro vamos entender um pouquinho mais sobre o que é uma crise de ansiedade.

O que é?

O próprio nome já diz, é uma crise ! Inicia após um evento de  gatilho (evento muito particular de cada um, pois tem a ver com suas experiências  de vida, seus traumas do passado por exemplo) Mas acontece de forma inesperada, começa uma serie de pensamentos negativos em relação a você ou aos outros que aumentam gradativamente.

A pessoa se sente incapaz de resolver o conflito que está  dentro de sua mente e alguns sintomas físicos podem aparecer como calafrios, coração acelerado, sensação  de enforcamento, fobia, entre outros.

Não sou médica, mas escrevo pela experiência que tive em casa. Posso comprovar que acontece algum desequilíbrio no nosso corpo.

Algo que afeta diretamente as emoções de modo que os sentimentos de alegria, medo, culpa, se tornam confusos e impulsionam as ações  de forma desequilibradas. Isso porque a pessoa que sente esta crise pode ficar agressiva, acelerada, ou se afasta sem motivo aparente até que consiga se acalmar.

Algumas pessoas com crises de ansiedade, podem ser mal interpretadas no seu ambiente de trabalho ou na escola.

Pois possuem dificuldades de canalizar suas energias em suas entregas e podem ser vistas como incompetentes ou descomprometidas.

Isso porque lidam com um turbilhão de sentimentos confusos que afetam diretamente seu desempenho.

Uma crise de ansiedade se não for tratada começa afetar a vida social, por isso este post serve de alerta!!!!

Não se deve subestimar estes sentimentos!

Não é frescura, é patológico!

Ansiedade é uma questão da nossa atualidade e precisa ser falado!!!

Se você sente qualquer um destes sintomas PROCURE AJUDA, só você sabe o que há dentro do seu interior e ninguém mais pode cuidar tão bem de você, se não você mesmo!!!!

Peça ajuda!!!

Não é fácil o primeiro passo, eu sei pois como disse a vocês, acompanhei de perto todo este processo, e ate chegar o ponto de ir ao medico, foi um processo demorado de muitas conversas e muito amor e carinho envolvido.

E imprescindível um acompanhamento medico, existem também tratamentos auxiliares que podem ajudar: Yoga, meditação, fitoterapia, aromaterapia…

Mas nada adianta se o primeiro passo não for dado.

Se você reconhecer alguém que pode estar passando por isso, ofereça seu apoio e carinho, quem sabe um dia você possa precisar de compreensão.

E se um dia você já julgou ou subestimou alguém que passou por isso, considere  mudar de opinião!

Ansiedade não e frescura e precisa de tratamento.

Como se cuidar?

Vamos colocar aqui 10 dicas de ouro:

  1. Procure um medico! este ponto e indiscutível
  2. Se você passa por crises de ansiedade e muito importante descobrir quais são os eventos que disparam suas crises.
  3. Para cada evento de gatilho, crie uma frase âncora para acalmar sua mente e interromper um looping de sentimentos negativos.
  4. Lembre-se, tudo começa com o pensamento, então administre seus pensamento!
  5. Pense positivamente e não sofra por antecipação
  6. Respire fundo pelo menos 10 vezes, imagine que os pensamentos negativos estão indo embora (o poder esta no pensamento)
  7. Pratique atividade física, mas se você não tem tempo, ou tem vergonha, antes de ligar o chuveiro, dance, erga os braços, mexa os quadris, respire fundo e abra o peito (isso fica entre você e você, ok?)
  8. Olhe para o céu e sinta a imensidão do universo, ajuda muito a entender que os problemas são pequenos, e não ha o que temer!
  9. Faca meditação, ouça e leia  assuntos e temas positivos que elevem sua autoestima e autoconfiança
  10. Cuide de sua alimentação, alimentos ricos em ômega 3, vitamina B e é bom evitar alimentos que contenham cafeina álcool.

Mas acima de tudo, lembre-se que o poder esta dentro de você, o primeiro de tudo você precisa querer estar bem!