Cuidando do maior órgão do nosso corpo: a pele (Parte 2)

Cuidando do maior órgão do nosso corpo: a pele (Parte 2)

09/04/2019 0 Por Patricia Zapani

No capítulo anterior… (risos)

Quem me conhece sabe que eu sou a “louca da pele”, e quem não me conhece ficou sabendo no último post de beleza. E hoje eu vim falar de “skin care” de forma prática, relacionando com make, porque sim, uma coisa tem tudo a ver com a outra.

Quer que a make dure o dia todo?! Então saiba que a pele limpa e hidratada recebe mil vezes melhor a maquiagem e segura mais tempo do que uma pele suja e sem hidratação. Isso porque a pele desidratada vai puxar toda a água que tiver na sua base, corretivo e pó e depois de pouquíssimo tempo vai aparecer o aspecto “craquelado”.

Lá vai um passo a passo bem básico pra gente seguir:

Passo 1

LIMPEZA (o passo mais importante de qualquer rotina)

Limpe com um sabonete facial apropriado para o seu tipo de pele. Uma dica é de manhã usar um produto suave e refrescante, que limpe a pele e desperte seus sentidos. À noite, o mais recomendado é usar primeiro o demaquilante à base de óleo para remover bem a maquiagem e o protetor solar, e, na sequência o sabonete facial usado de manhã.

Passo 2

TONIFICAR A PELE

A função do tônico é essencial para a pele, já que elimina as impurezas que restaram, ativa a circulação local, ajuda a hidratar e restaurar o PH natural da pele, mantendo sua barreira lipídica.

Passo 3

CREME DE OLHOS

Como os cremes de olhos são mais leves que os hidratantes, é recomendado aplicar primeiro para que os nutrientes cheguem às camadas mais profundas e funcionem como tratamento.  Para as peles maduras, é recomendado incluir na rotina noturna cremes com vitamina A ou retinol para combater aquelas ruguinhas e evitar o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Aproveite esse momento para fazer uma massagem nessa área e ativar a circulação.

Passo 4

SÉRUNS / ÓLEOS

Este tipo de produtos servem para dar um “plus” na sua rotina. Existem séruns para todo tipo de necessidade: iluminar a pele, tratar manchas de pigmentação, nutrir a pele desidratada.  Eles são aplicados antes do creme hidrante porque há uma regra de sempre aplicar os produtos do mais leve para o mais pesado, em termos de texturas. Os óleos podem ser aplicados na sequência dos séruns ou até misturados com o hidratante. A dica do creme de olhos para pele madura também serve para os séruns: à noite, dê preferência para séruns de tratamento com ativos eficazes para combater o envelhecimento e as manchas.

Passo 5

CREME HIDRATANTE

O creme hidratante sela todas as camadas da pele, garante proteção e hidrata a camada superior (a que a gente vê). A escolha do tipo (à base de água, em gel, concentrado) depende do seu tipo de pele. Utilize sempre o produto que sua pele absorve melhor e a deixa mais confortável. À noite, invista em cremes sem proteção solar e com ingredientes anti-inflamatórios, ricos em antioxidantes, que vão ajudar na reparação celular noturna.

Passo 6

PROTETOR SOLAR

Pela manhã, finalize sua rotina de “skincare” com um bom protetor solar. Mesmo se o seu hidratante tiver algum fator de proteção, use um protetor, principalmente se você faz algum tratamento à base de ácidos ou anti-envelhecimento. O protetor ajuda a manter a pele jovem e luminosa por mais tempo e combater o envelhecimento causado pelo sol.

CURIOSIDADES

– A pele é o maior e mais pesado órgão do nosso corpo, portanto vamos cuidar melhor dela!

– Pele oleosa precisa SIM de hidratação!!!!

– Lavar o rosto muitas vezes ao dia NÃO LIMPA a pele, só provoca o efeito rebote: a pele resseca e começa a produzir mais óleo pra “compensar” a desidratação.

Eu amo falar do assunto, mas por hoje é isso. Se você tiver mais dúvidas, deixa nos comentários que eu vou adorar responder.

Não esquece de lembrar: CONSULTE SEMPRE UM DERMATOLOGISTA e que o essencial é se amar acima de tudo! Se você se amar, com certeza vai se cuidar de dentro pra fora e vai estar sempre radiante!

Com amor,

Patty Zapani