Cuidando do maior órgão do nosso corpo: a pele!

Cuidando do maior órgão do nosso corpo: a pele!

26/03/2019 5 Por Patricia Zapani

Há algumas semanas participei de um Workshop de Make para Noivas, realizado no lindo e aconchegante Ateliê da estilista Danna Morikawa, conduzido pela maquiadora Evelyn Conversani, ambas especializadas em noivas (sigam as duas nas redes sociais porque elas arrasam MUITO) e, ao escrever sobre o encontro, me deparei com a necessidade de dedicar um texto só para falar sobre os cuidados com a pele. Já explico o porquê.

O evento, bastante intimista, nos deu a oportunidade de participar ativamente com perguntas sobre “a make perfeita”. Afinal, ela existe? Se tratando de um dia tão importante como o dia do nosso “sim” pro amor das nossas vidas, a gente quer ficar bem plena, não é mesmo?!

A Evelyn, super querida, escolheu uma das participantes para ser sua modelo e nos mostrar ao vivo e em cores como é o processo da “Make Perfeita”.

Entre milhares de dicas boas, o que mais me chamou a atenção foi o começo de tudo: os CUIDADOS COM A PELE!!! Não tem como a make ficar baphônica se antes disso não houver um preparo adequado. E essa dica não é apenas pras noivinhas, é pra VIDAAAA!

E tudo o que é pra vida a gente agradece, anota e segue, não é?!

Pensando nisso, eu decidi compartilhar aqui algumas dicas básicas de cuidados com a pele que foram reforçadas no Workshop e algumas outras que minha dermatologista me dá desde que me tornei a “louca da pele”, após um incidente.

Mas “pera“, pra começar: sou apenas uma curiosa, apaixonada pelo assunto, por isso PROCUREM SEMPRE UM PROFISSIONAL, porque assim como cada uma tem um DNA, cada uma tem também uma pele e um estilo de vida, seu dermatologista vai poder auxiliar melhor indicando uma rotina adequada para cada uma.  😉

Voltando ao assunto: por que me tornei a “louca da pele”?

Sempre gostei muito de maquiagem, mas desde a adolescência até o começo da vida adulta eu nem fazia ideia que havia uma rotina pra cuidar da pele. Como  nunca tive problema de espinhas, acne e nem mesmo cravos, minha pele, coitada, era a última coisa em que eu pensava. Então, foram incansáveis noites dormidas com camadas e mais camadas de maquiagem, rímel e tudo o que se tem direito.

Mas como tudo na vida tem consequência, quando cheguei aos 25, comecei a notar que minha pele tinha mudado muito e que “DO NADA” tinham aparecido espinhas gigantes e doloridas, que quando sumiam deixavam manchas escuras.

Como eu tinha zero informações do assunto, decidi achar uma solução por mim mesma (quem nunca?!) e me dei mal. Comprei um “creminho infalível” que “tinha super funcionado pra todos” e o resultado foi: correr de emergência pra dermatologista porque minha pele DESCAMOU!

Foi aí que descobri que existem vários tipos de pele. Que o que funciona na pele da amiga pode não funcionar na sua e que eu, como muitas pessoas, tenho a pele mista e hiper sensível e que o fundamental era cuidar da pele de dentro pra fora.

Eu pensei: “Como assim?!”

Então se você sabe pouco (quase nada) do assunto, como eu naquele momento, aqui vão as dicas que recebi da dermatologista e que a Evelyn relembrou no Workshop que são infalíveis pra começar uma rotina.

 

  • DESCUBRA O SEU TIPO DE PELE

Existem muitos tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista (nariz, testa e queixo oleosos e o resto normal), sensível, hipersensível… Enfim, consulte seu dermatologista para que ele possa avaliar seu tipo de pele.

  • COMECE COM O SIMPLES E LEMBRE DO QUE SUA MÃE DIZIA: “VOCÊ NÃO É TODO MUNDO”

Todo mundo tem sempre uma dica quando o assunto é cuidados com a pele, mas só porque as amigas/influenciadoras usam determinada marca ou produto e funciona pra elas, não quer dizer que sejam indicados pra você também. Então se você não tem uma rotina, o truque é começar devagar e, aos poucos, ir construindo uma rotina com o básico. Seja paciente e gentil com sua pele!!

  • SE HIDRATE

Quanto mais água seu corpo tiver, mais bonita e radiante sua pele vai ficar. Então chega de migué e bora tomar água!! #waterlovers

  • VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!

Não adianta investir nos melhores e mais caros cremes de beleza, ou “spa day” se sua alimentação não é balanceada e rica em alimentos que nutrem o seu corpo de verdade.

  • TENHA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Durma pelo menos 8h diárias e lembre que álcool e cigarros são inimigos da pele.

  • DEMAQUILANTE É O NOSSO MELHOR AMIGO

Invista em um bom demaquilante e NUNCA durma de make (essa prática envelhece a pele precocemente e facilita o aparecimento de cravos e espinhas pelos poros entupidos de maquiagem). Hoje em dia existem os óleos demaquilantes que, na minha opinião, são os melhores. Removem totalmente a maquiagem e é super fácil de usar. Não deixam a pele oleosa, apesar de serem óleos!!!

  • NÃO ESQUEÇA DO PESCOÇO E COLO

Se você cuidar apenas do rosto e esquecer do pescoço e do colo, provavelmente com o passar dos anos sua pele do rosto vai destoar das outras duas regiões. E a gente quer ficar plena por inteiro, né?!

  • SEJA PACIENTE E PERSEVERANTE!

De acordo com alguns estudos, se você realizar a mesma atividade por 21 dias, ela se torna um hábito. Mas tem que ser constante. Quando você começar, não desista só porque não está vendo “resultados” ou porque algo não funcionar. Persevere até virar hábito e começar a ver os benefícios.

Pequenos gestos de cuidados com a pele diários têm mais impacto do que qualquer “tratamento a choque”.

A pele é o maior e mais pesado órgão do nosso corpo, portanto, vamos cuidar melhor dela!

E de forma prática, como começar?!

Limpando, hidratando e protegendo bem a pele. Mas isso é assunto para um outro post! Me conta nos comentários se você quer o passo a passo e curiosidades sobre o assunto.

Com amor,

Patty Zapani