Uma vida sem amor é como um ano sem verão

Uma vida sem amor é como um ano sem verão

18/02/2019 2 Por Jaqueline Reis

Com certeza você já ouviu alguém dizer que pra entrar de cabeça em um relacionamento você precisa primeiro gostar de você. Pode parecer um baita clichê, mas muita gente tem problema de auto-estima. Sempre fui muito bem-resolvida com a minha aparência, meu corpo, minhas atitudes, mas um dia desses me peguei preocupada demais com o que os outros pensam de mim. Precisei parar e pensar no que estava acontecendo. Com certeza ler sobre isso vai ajudar (se não você) alguém que tem dificuldade. Primeiro é importante entender por que você está nesse lugar que você mesma se colocou, de coadjuvante na sua própria vida.

VOCÊ SE DOA MUITO PRA TODO MUNDO?

Amigos, família, namoradx? Sobra tempo pra você? Dificilmente. Antes de se doar você precisa se encontrar! Cuidado para não ficar o tempo todo provando para o mundo que você é boa. Não conte com outra pessoa para ter fé em você. Se você não ganhar o coração do outro naturalmente não vale a pena. Respira fundo e cai fora! Separe um tempo só pra você. Pra fazer o que gosta. Ler, ouvir suas músicas favoritas, cuidar da sua pele, hidratar o cabelo, massagem… Quando você se ama, se respeita, se cuida, sua vida se transforma. As pessoas começam a te ver de outra maneira.

PARE DE SE CRITICAR

Diga coisas boas sobre você e sobre os outros. Já pensou que você pode estar tão preocupada com o que os outros vão pensar sobre você porque perde muito tempo cuidando da vida alheia? Se a fulana está feia, está gorda, sem maquiagem, sem roupa nova… Pare de alimentar esse ciclo de ódio. Se cerque de pessoas que te tragam coisas positivas, que te fazem bem. Há beleza em tudo! Se conecte com você mesma. Não é a estética, é a sua mente, o que tem dentro de você… Esse é um processo diário de aceitação pra chegar na plenitude, naquela sensação prazerosa de gratidão.

NÃO SINTA PENA DE VOCÊ

Sabe aquela frase famosa da sofrência, “aceita que dói menos”? Pois é. Sabia que todo mundo tem defeitos? TODO MUNDO. Sem exceções. Pode ser no corpo ou nas atitudes (ou até em ambos). Assuma os seus defeitos porque você não se resume a eles. Na internet todo mundo é perfeito, mas a vida do Instagram não é real. Será que você não está perdendo muito tempo se comparando com a musa fitness? Ou dando mais importância para a vida editada da maioria? A comparação não leva a nada. Não agrega nem completa. Ninguém é igual a ninguém. Não esqueça de quem você é e quais são os seus princípios, objetivos, metas… Daí você me diz – “mas todas as minhas amigas estão casadas!” E eu te respondo: – “que competição é essa que você se meteu?” Onde está a sororidade (união entre as mulheres, irmandade, empatia)? Fique feliz pelas conquistas dos outros e não com inveja. Ninguém está fazendo nada para te deixar pra trás, as pessoas só estão vivendo. Viva também! Com leveza… Tudo tem seu tempo determinado. Uma das causas das crises de ansiedade é viver mais o futuro do que o agora. Vai com calma.

PARE DE IDEALIZAR O AMOR

Já se pegou comparando o seu namoro/noivado/casamento com o da sua amiga? Por que? Ela não é você. Você tem qualidades e defeitos que são só seus e por isso não pode ser igual.

Não tem a “receita do bolo”. Você não vai encontrar um anúncio: “Siga esses 5 passos para ser feliz para sempre”. Relacionamento perfeito – sem problemas, brigas, obstáculos – não existe. O que existe são duas pessoas cheias de defeitos que se amam e querem construir uma vida juntos, amadurecendo juntos.

Mas calma. Preciso te avisar que não é normal engolir sapo e suportar alguém que é tão diferente de você e não entende a sua maneira de lidar a vida. Imagine só se eu fizer tudo pra agradar alguém, mesmo que não seja o que eu quero ou me deixe triste?! Não dá. Não aceite isso.

VOCÊ TEM MEDO DE DISCUTIR?

Isso é um sinal de alerta. Sempre que alguém me pede conselhos sobre relacionamentos eu ativo o meu mantra “tem que conversar” e quantas vezes eu já ouvi “mas elx sabe que eu não gosto”. Será que sabe mesmo? Já pensou na possibilidade delx não ter percebido ou de você não ter deixado tão claro assim? Converse! Se conversar não resolver dificilmente dará certo.

Agora, se você tem medo de conversar porque sempre termina em uma briga feia, sempre um querendo terminar, ou com você sendo convencida de que os seus desejos não importam você pode estar nas mãos de alguém mimado ou, pior, manipulador.
Eu não acredito em “dedo podre” (mesmo que essa seja a segunda ou terceira vez que um “boy lixo” aparece pra você). Eu acredito que você ainda não entendeu que merece só o melhor. O que você quer pra um relacionamento? Coloca no papel, vamos lá… Não estamos falando de príncipe encantado, claro, mas de alguém que te trate como você merece. E, repito, você merece o melhor.

NÃO TENHA PRESSA

Sabe aquela história de que o leite só ferve quando você não está olhando? Pois é… Não tenha medo de ficar um pouco sozinha. Aproveite para se conhecer melhor. Dê tempo ao tempo. O que não pode acontecer é você escolher qualquer pessoa pra não ficar só. Pode ser bom no começo, mas vai te fazer sofrer.

Todas nós precisamos de um baque pra se encontrar na vida. Espero ter te dado um baque e que isso te ajude. Coloca essa página nos seus favoritos, volta aqui pra ler de vez em quando, compartilha com aquela amiga que você sabe que precisa…

Fico por aqui, desejando um amor genuíno pra todas nós.