Enfrentando o frio

Enfrentando o frio

09/06/2016 0 Por Adriana Araújo

A menos de vinte dias do início do inverno, esses últimos dias de outono já nos lembram como de fato são esses dias mais frios.

As pessoas ficam mais elegantes e bem vestidas, desfilando casacos, botas, cachecóis, echarpes e gorros, mas também ficamos mais tensos e preguiçosos. Os ambientes ficam muito tempo fechados, as roupas no varal demoram a secar e muitas vezes ficam com cheiro de “cachorro molhado” ou chulé.

Já reparou que quando cozinhamos ou tomamos banho, boa parte da casa fica com as paredes suadas? Pois é, o frio tem esse problema mesmo, aí as roupas no guarda roupa ficam com mal cheiro, a casa sempre fria e o corpo mais retraído.

Veja algumas dicas para tornar esse período menos penoso:

Aproveite os dias “com sol” – ainda que frio, tem um dia ou outro mais claro, sem chuva. Aproveite para abrir as janelas, portas, guarda-roupas e gavetas para que tudo respire e saia um pouco o cheiro de “guardado”, mesmo que seja apenas algumas horinhas. Com frio mantemos tudo muito fechado dificultando a circulação de ar e contribuindo para a possível proliferação de doenças, onde vírus e bactérias se propagam mais facilmente. Aproveite que vai arejar o guarda-roupa e separe aquelas peças que não usa mais e doe a quem precisa.

Coma com calma – sentimos mais fome nesses dias frios, nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecidos e por isso devemos redobrar a atenção para não exagerar e “enfiar o pé na jaca”. Vale lembrar que podemos aproveitar as sopas, caldos e bebidas quentes.

Na hora do banho – até ir tomar banho é uma luta, mas depois que decide e está embaixo do chuveiro com a água quentinha a luta é para sair. Os pés nessa hora geralmente ficam mais frios (os meus sempre “congelam”), e até melhorar essa sensação, já gastamos muito tempo no banho e consequentemente aumenta o consumo de água e energia. Coloque uma bacia pequena, que caiba seus pés para ir enchendo, assim quando começar seu banho, seus pés estarão atendidos e seu banho pode ser mais rápido. Ao terminar, deixe essa água da bacia para jogar no vaso quando for usar. Outra dica é já levar a roupa para o banheiro, você poderá se trocar ali mesmo com o local quentinho ainda. Quando sair, abra o janela para arejar.

Durma aquecido – depois de um dia mega atribulado e frio, nada melhor que uma boa noite de sono. Já deixe sua cama arrumada com um cobertor ou manta extra, ainda que você tire no meio da noite. Tome um chá ou leite quente antes de deitar. Use também uma meia bem quentinha e alta para manter seus pés aquecidos. Assim como na hora do banho, os pés ficam mais frios, e até aquecê-los fica difícil relaxar e pegar no sono.

É isso, há quem goste muito do frio e outros nem tanto (eu prefiro o calor), mas esperamos ajudar e que fiquem mais agradáveis os dias frios.

images