5 maneiras de planejar a semana

5 maneiras de planejar a semana

05/04/2019 3 Por Jaqueline Reis

Deixa eu adivinhar! Você veio aqui ler esse post porque quer curtir mais a vida, mas não tem tempo pra nada?
Pois é, isso acontece com muuuita gente. Mas, se você quer mudar esse ciclo que parece não dar tregua nem no fim de semana, já deu o primeiro passo.

Hábito

Só que pra conseguir uma rotina saudável, tarefas cumpridas e tempo de sobra você precisa de algo tão importante quanto o planejamento: hábito. Pra quem nunca organizou a rotina pode parecer impossível conseguir nos primeiros dias. Ou você pode achar chato, esquecer… Bom, a meta é focar na recompensa.
Não é tempo que você quer?! É tempo que você vai ter!
Quem nunca marcou dois compromissos no mesmo dia?! Ou saiu pra encontrar os amigos e deixou toda a bagunça da casa acumulada? Ou não consegue visitar a família há meses nem sequer passear com as crianças?
Acredite em mim: planejamento facilita muito a vida, em todos os aspectos. Seja de uma viagem, do dia a dia, do trabalho, estudos e até na faxina.
E se você por um segundo pensou que muito planejamento torna a vida presa está bem enganadx. O planejamento existe pra você ter tempo para as coisas boas que surgem de repente. Não é maravilhoso estar disponível pra sair, viajar, namorar, ir ao cinema, sair com os amigos?! Pois é…
Se mesmo depois disso você ainda tem dúvida, eu te desafio a fazer um teste de 21 dias. Depois que tornar um hábito, eu tenho certeza que você vai conseguir conciliar tudo e nunca mais vai querer voltar pra desordem. 😉

Métodos

Excel

Você não trabalha com excel? Então talvez ache isso “muito anos 90”, mas -como todas as coisas na vida – o programa evoluiu muito e pode ser muito eficiente pra te ajudar a organizar qualquer coisa. Desde sua vida financeira até grandes eventos. É um mundo a ser descoberto. Existem vários modelos de planilhas prontas.
Eu organizei todo o meu casamento sozinha, em um ano. Virei a louca das planilhas? Virei. Mas consegui controlar orçamentos, contatos de fornecedores, prazos…

Perceba que essa dos meses é apenas a primeira planilha, de tarefas. Nas abas, embaixo, tem orçamentos, gastos, lista de convidados, padrinhos, roteiro da cerimônia, chá bar, músicas…

Em outra ocasião, consegui descobrir excesso de gastos fazendo meu orçamento pessoal mensal. O excel é bem prático, cheio de recursos e você pode ter sempre a mão porque dá pra baixar o app no celular.

Agenda

Funciona muito bem se você andar sempre com ela. Não adianta nada ter uma agenda e deixar em casa, ok?
Serve pra notar compromissos, encontros, tarefas, lista de compras, telefones… Com ela você não vai perder tempo.

Planner

Ter um planner era uma das minhas metas pra esse ano e confesso que amei. Não largo mais. É meu novo estilo de vida. Me sinto bem mais produtiva, definindo prioridades. Apesar da semelhança com a agenda, o planner é mais moderno, te da uma visão geral do mês, te ajuda a traçar metas,
Não precisa necessariamente começar pelo primeiro mês do ano, vc escolhe as datas

O planner que escolhi é dividido em categorias: agenda, casa, relacionamento, fé, trabalho e vida pessoal

O meu modelo é encadernado, acho bem funcional, mas tem de mesa também.
O planner é muito bom para organizar projetos. Recomendo muito!

Calendário

Sabe esses pequenos, de mesa? (O de computador e no celular também funciona) Você pode criar uma legenda para cada tipo de compromisso. Por exemplo: saúde – verde, passeios – rosa, trabalho – preto, estética – azul, e assim por diante… Você faz uma marquinha com a cor respectiva a categoria do compromisso, para lembrar no melhor. No celular, além de colocar as cores, você pode anotar detalhes e endereço.

Aplicativo

 

Existem vários apps de organização diária, semanal ou mensal. É só escolher e baixar.  Confesso que não sou muito fã desse método porque, na minha opinião, estimula ainda mais o vício de ficar no celular. Fora que você pode se distrair com centenas de notificações. Mas, se pra você for melhor, é muito válido.

No smartphone dá pra colocar lembretes, alarmes… são muitos recursos a sua disposição.

Mudança

Não tem como negar: a vida é outra depois que você começa a organizar a rotina. É um processo… Você vai aprendendo e acompanhando a própria evolução, acaba acordando mais cedo e muda até a sua auto-estima.

É isso! Vamos aprendendo juntas e curtir o sossego.

imprima quantas quiser e faça o seu próprio planner 😉