059tpm

Como lidar com os sintomas da TPM?

Tensão Pré Menstrual, mais conhecido como TPM é o período que precede a menstruarão onde algumas alterações psíquicas e físicas ocorrem no corpo das mulheres.

Os maiores sintomas são – Dor de cabeça, dores nas mamas, alterações de apetite, fadiga, fome excessiva ou falta de apetite, retenção de líquido, alterações no aparelho gastrointestinal, inchaço, acne, insônia, irritabilidade, ganho de peso, ansiedade, descontentamento, etc. A lista de sintomas é gigantesca e é muito fácil ter todos estes sintomas afetando a rotinas das mulheres por isso hoje no Blog Não é Só Batom, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar a você a passar por esta fase de maneira mais natural possível.

Cuidando da alimentação – Recomendamos alimentos que contenham vitaminas B6, C, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico que fica fragilizado neste período. Alimentos leves, muita água pode ajudar a repor os nutrientes que logo serão perdidos quando o fluxo estiver no auge.

->Evite ingerir alimentos estimulantes como café, refrigerantes, frituras e bebidas alcoólicas.

Lidando com pessoas – As vezes a irritação será tão grande que qualquer pequeno problema, será gatilho para você “soltar os cachorros”. Uma boa dica é você sair do contexto na hora da raiva. Vá ao banheiro mais próximo, conte até 10, respire bem fundo, jogue uma água no rosto e volte de onde estava!

Liberando adrenalina –  Se possível, faça exercício, se não der, caminhe, use as escadas, movimente-se, dance em frente ao espelho, com certeza aliviará a tensão.

Lembre-se, menstruação não é doença, faz parte da nossa vida!

Você só precisar manter a mente fresca e encarar que é natural e faz parte da mágica do “existir”.

E se alguma coisa der errado, uma barrinha de chocolate pode resolver tudo =D

 

 

 

 

A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo.

 

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.