a-crianca-e-alegria

Coisa de criança

Como era bom ser criança, brincar de boneca, esconde esconde, pular corda na rua na época em que conhecia todos os vizinhos.

Ainda hoje é bom ser criança, mas são tempos diferentes, brincadeiras e brinquedos bem diferentes… Hoje é uma oportunidade de mostrar a como era ser criança “antigamente”. Vivemos na era da tecnologia, com os dias mais conturbados e cheios de afazeres. Hoje em dia, desde cedo já colocamos nossos bebês a frente das TV’s para se distraírem e podermos fazer uma coisinha ou outra em casa, as crianças maiores para se acalmarem e os mais crescidos já procuram esse destino por vontade própria.

Se formos mencionar outros eletrônicos, esses não podem “dar sopa” que os baixinhos de qualquer idade já dominam e ficam vidrados com tantos atrativos, cores e sons. Não, isso não é o fim do mundo, não é de todo mal, mas se não controlamos já viu né, ficamos TODOS escravos desses brinquedinhos.

São poucas as crianças que brincam de pular corda, de pega-pega, bolinha de gude…

Hoje pode ser uma boa oportunidade para propor tais brincadeiras aos filhos, sobrinhos, primos, amigos, enfim, propor brincadeiras diferentes, pelo menos para as “crianças de hoje”. E não só propor, brincar junto, ensinar brincando.

O clima favorece uma ida ao parque, que tal um piquenique, um passeio de bicicleta, leva uma bola, uma corda.  Aproveite o espaço e sugira brincar de pega-bandeira, o mestre mandou, morto-vivo, chicotinho queimado. Deita na grama e fica imaginando imagens nas nuvens, repare na beleza que é olhar a copa das árvores tendo o céu ao fundo. Mas se o tempo fechar, afasta o sofá da sala e inventa um show de calouros, uma apresentação de teatro ou dança, solta a imaginação. Se a criatividade não estiver em alta brinca de casinha mesmo, faz aquelas cabanas de lençol ou vai jogar dama, brincar de “stop”. Aproveite o feriado, mas não com a preocupação de dar presentes, e sim de estar presente. E dê ao seu filho algo que dure além do dia 12 de outubro.

O programa também pode ser mais cultural, inclusive ótimas opções de graça, olha só nossas dicas:

“TODO MUNDO JOGA COM A TURMA DA MÔNICA” – Museu do Futebol

http://www.museudofutebol.org.br/visite/programacao-dia-das-criancas/

O Museu do Futebol junto com a Turminha apresenta o projeto “Todo mundo joga com a Turma da Mônica” contará com um espaço para jogos, oficinas e brincadeiras inspiradas no universo das histórias de Mauricio de Sousa. O evento acontece entre os dias 11 e 16 de outubro e contará com várias ações especiais e espaços interativos, onde as crianças poderão conhecer mais sobre o esporte na companhia da Turminha do Limoeiro.

 

FAMILIA MAM  – Museu de Arte Moderna de São Paulo

http://mam.org.br/

O MAM oferece uma programação toda especial para as crianças nos finais de semana de outubro. Aos sábados, as crianças têm acesso à feira de troca de brinquedos, confecção de dragões voadores, piquenique com esculturas comestíveis, narração de histórias e a apresentação musical da Banda Alana. Já aos domingos são propostas oficinas, como as de lambe-lambe, fotomontagem, desenho, confecção de tintas e de aquarela – esta última inspirada na literatura de Clarice Lispector.

 

DIA  DAS CRIANÇAS NO ITAÚ CULTURAL – Itaú Cultura

http://www.itaucultural.org.br/

O Itaú cultural oferece neste dia das crianças “contação” de histórias e oficina que falam aos pequenos sobre identidade, sustentabilidade e diversidade, além de mágica e de canções feitas com instrumentos que não se vê todo dia. Tem também o Fim de Semana em Família (15 e 16/10) com oficina de fantoches Animais Malucos do Fundo do Mar e o espetáculo teatral O Reizinho Mandão.

 

ORQUESTRA FURIOSA COM TOQUINHO – Auditório do Ibirapuera

A Orquestra Furiosa com Toquinho e os alunos da escola do auditório fazem show para a plateia externa do Ibirapuera. Clássicos do cancioneiro infantil, como Aquarela, O Caderno e A Casa, além de canções como Tarde em Itapuã e Samba de Orly.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.