DSC04107

Parece brincadeira, mas é arte

Fico impressionada com as infinitas formas de materializar a arte.

Um artista tem um olhar além do palpável, viaja pelo que se pode sentir, prever, imaginar, ouvir ou conhecer. Trabalhar com arte não é trabalho, é dom, é amor.

Há alguns anos conheci a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e prontamente corri para matricular minhas filhas. A escola – que fica dentro do Parque Lina e Paulo Raia, na zona sul de São Paulo – recebe crianças entre 5 e 12 anos para estudar artes integradas nas linguagens de música, teatro, dança e artes plásticas. A ideia inicial era preparar crianças para a Escola Municipal de Música, até tomar outro rumo e modificar a forma de ensino explorando o conhecimento artístico nas outras áreas de forma contínua.

Copy of 104 (1)A localização dá a oportunidade dos professores explorarem tudo IMG_20160225_100533que o parque pode oferecer, tornando as aulas dinâmicas, divertidas e diferentes, agradando não só as crianças, mas aos pais também (fico maravilhada).
Minhas filhas já fizeram aulas de cordas coletivas e atualmente fazem teatro, artes visuais, violino e a aula regular que engloba dança, teatro, música e artes visuais. A escola também oferece  diversas oficinas para pais e a comunidade.

O que mais me impressiona nessa escola é a capacidade de desenvolver na criança um olhar criativo para tudo que a cerca e o cuidado com o meio ambiente realizando um trabalho com materiais recicláveis e arte sustentável.

Foto Joao 2Para comemorar os 35 anos de existência, foi lançado HOJE, 30 deIMG_4849 (800x533) junho, o livro “Emia, escola de artes, casa de crianças: uma experiência de 35 anos”. Além da publicação, você pode conhecer mais sobre o projeto visitando a exposição  no Centro Cultural de São Paulo.

Programe-se para prestigiar esse trabalho. A arte nos leva para a uma fantasia de mil possibilidades e isso pode aliviar nossa realidade de tanta dificuldade.

Se tiver filhos, sobrinhos, netos, tente levá-los para conhecer também, certamente eles ficarão encantados com uma escola tão “descolada”.

 

Links:

http://emiasp.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/emia.escolaemia/?fref=ts
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5752
http://www.centrocultural.sp.gov.br/verso2frente2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.