imagem destaque

Por que não consigo acordar cedo?

Se você já se perguntou “Por que não consigo acordar cedo?” alguma vez na vida, esta matéria foi feita para você!

O período em que eu estava na faculdade foi o período que eu mais chegava atrasa no meu trabalho.

Meu horário de entrada era 8 horas da manhã, uma vez me atrasei tanto que cheguei as 11:00 na empresa.

E para explicar para o chefe que o motivo do atraso foi dormir demais?

Eu ficava muito envergonhada do meu atraso e todas as minhas tentativas de levantar cedo fracassavam. Por que eu não conseguia acordar cedo????

Vou compartilhar com você algumas técnicas que desenvolvi, nenhuma delas funcionou!!! Kkk

Quero compartilhar mesmo assim, pode ser que você se identifique com uma delas:

Colocar o celular para despertar 1 hora antes e ir apertando soneca – Fazia isso até chegar o horário de levantar. Acontecia duas coisas, ou eu desativava o celular em uma das vezes ou o celular tocava e eu nem escutava mais.

Matemática – Descobri um despertador que só parava de tocar se eu resolvesse uma solução matemática. Mas meu sono era tão potente que se o problema ficasse muito difícil eu conseguia abrir o celular, arrancar a bateria e pronto problema resolvido! (O dia que eu cheguei no trabalho às 11 da manhã foi por causa deste despertador).

Trocar a música do alarme todos os dias – Eu trocava a música para tentar não me acostumar com o som. Porém, às vezes a música que eu escolhia era calma demais e dava mais sono ou a música era tão agitada que quando despertava eu pedia mais 5 minutos para me recompor do susto, rs.

Contador de passos – Este foi legal, o celular só parava de tocar se eu caminhasse 300 passos ininterruptos, porém se eu interrompesse ou mudasse o jeito de caminhar ele parada, zerava o contador e tocava com volume mais alto ainda. QUE TORTURA!!! Até um dia que eu consegui desenvolver uma técnica de andar em círculos bem rápido, contava os 300 passos e pronto caía na cama outra vez tonta de tanto rodar e pronta para mais uma soneca de meia hora.

Lavagem cerebral – Um dia coloquei na cabeça que iria acordar no horário, então fui dormir pensando que eu não poderia me atrasar de jeito nenhum, fiquei falando em voz alta “eu vou acordar cedo”. Repeti tantas vezes, que acho que fiquei muito tensa e não dormi nada a noite, rs. Acordei 1 da manhã, às 3 da manhã, às 4 da manhã… achando que estava atrasada e, no final, como não consegui dormir direito, acordei muito mal e me atrasei….

Nenhuma destas técnicas me ajudaram. Cheguei a pensar que meu cérebro estava sendo controlado por um alienígena que não queria que eu acordasse no horário, porque todas as vezes que eu tentava levantar cedo, meu cérebro arrumava uma maneira de curtir a famosa soneca de 5 minutinhos.

Sabem o que me ajudou? ROTINA!

Quando você trabalha o dia inteiro e estuda a noite é difícil montar uma rotina do sono, mas por experiência não é impossível!

Mas atenção: esta rotina não poderá ser quebrada nem aos finais de semana!!!

Estudos mostram que se você conseguir montar uma rotina e segui-la por 21 dias consecutivos, sem qualquer variação, seu organismo se adaptará. E foi exatamente o que aconteceu comigo.

Algumas dicas que funcionam para você perder aquele título de “atrasado da turma”.

sono de qualidade1 – Tenha um sono de qualidade antes de dormir esvazie a mente, tome um banho, faça o que puder para se desconectar de tudo e qualquer coisa. Mesmo que tenha a possibilidade de dormir pouco será um sono de qualidade.

 

dancando2 – Dance um pouco, alivia o stress –  Uma vez fui a um massagista chinês que me ensinou uma técnica que nunca mais abandono. Sabe o banho antes de dormir? Tire 5 minutos para mexer o esqueleto, sem vergonha, só tem você no banheiro, rebole, requebre, mexa os braços, ajuda a canalizar toda tensão do corpo para dormir. Faça o teste, você não vai se arrepender!!!

3 – Tente dormir 8 horas – Este é o mais difícil. A maioria de nós tem uma rotina bem agitada, mas quando tiver a oportunidade durma no mínimo 8 horas.

4 – Não abuse aos finais de semana –  Não adianta nada uma semana inteirinha se policiando, dormindo cedo e acordando cedo, se no final de semana você colocar tudo a perder. Lembre-se que seu corpo precisa de 21 dias de rotina ininterruptos. Se você quebrar no final de semana, seu organismo sofrerá muito na segunda-feira.

nao estimule o cerebro antes de dormir5 – Não estimule o cérebro na hora de dormir –  Quando der o horário da soneca, desligue a TV, deixe o celular de lado, largue o computador. Se você ficar deitada, mas teclando, assistindo e estimulando seu cérebro, você demorará mais tempo para entrar no sono profundo e seu sono não será de qualidade.

6 – Tenha um ritual do sono – Banho, dança, cremes, óleos essenciais, penumbra… repita todas as noites.ritual do sono

Na verdade não existe uma receita de como começar a acordar com mais disposição de manhã, o que existe é o bom senso. Seu corpo é um templo e você precisa cuidar dele, lembre-se disso!

Depois que entendi este conceito, nunca mais perdi a hora, e hoje tenho meu ritual do sono que não abro mão por nada, é o meu momento entende?

Tente! Você também pode criar uma rotina do sono, não se contente em ficar apertando o soneca do celular, nem se conforme com o título de atrasado, você pode ser muito melhor do que isso.

Lembre-se que uma mente descansada produz muito mais!!!

3 comentários sobre “Por que não consigo acordar cedo?

  1. Me identifiquei demais. Eu me atraso praticamente TODO DIA e só não me atraso ainda mais pois tem alguém pra me acordar. Já tentei tudo que é tipo de despertador (uns que precisam tirar uma foto, uns com problemas de matemática, um que você precisa balançar o celular “n” vezes e por ai vai…) mas depois de um dia de sucesso o meu cérebro se acostuma. Meu eu inconsciente tem a capacidade de ignorar as músicas e simplesmente “não escuta-las” e sou incrivel na arte de tirar a bateria estando dormindo! Tentarei ter uma rotina, por mais que eu tenha poucas horas de sono (no máximo chegam a cinco), mas tentarei. Obrigado pelas dicas!!

  2. Poxa, esse texto foi escrito pra mim!
    Tenho um mega problema com cumprir horário!
    Muito bom o texto.

    1. Ola Vanessa, que bom que se identificou, tenta fazer uma rotina do sono, me ajudou muitooo!!!! E depois conta pra gente como foi^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.